O que é um retentor e
para que serve?


O retentor possui algumas funções que são de grande importância, para o bom funcionamento de um sistema, apesar de ser uma peça relativamente pequena e dentre estas funções podemos identificar a principal que seria a atividade de reter óleos, graxas e outros tipos de fluídos, que devem ser contidos de forma específica no interior de uma determinada máquina, como o cubo de roda traseiro de veículos pesados. Esta peça pode auxiliar ainda a evitar a entrada das mais diversas impurezas presentes no meio externo, como por exemplo: terra, areia, poeira, dentre outros.


Partes de um retentor

  

Capa externa do retentor - Pode ser recoberta totalmente de borracha, metal exposto, metal / borracha. Quando totalmente de metal pode ser somente estampada ou retificada, já quando a capa externa é recoberta total ou parcialmente de borracha, esta pode ser lisa ou corrugada. Além do exposto anteriormente, esta capa externa pode receber o reforço de uma segunda chapa para elevar sua rigidez. Os principais materiais empregados na fabricação da capa externa são o aço de baixo carbono e o aço inoxidável para ambientes agressivos. As borrachas quando aplicadas na chapa externa normalmente são as mesmas do lábio principal, ou diferentes para os modelos fabricados com duas ou mais borrachas (Poliacrilica + Fluocarbono e Poliacrilica +PTFE).

 

Lábio principal do retentor - Normalmente é confeccionado em borracha, mas também pode ser confeccionado em Teflon (PTFE), sendo este último de grande aplicação em motores de última geração. O lábio principal do retentor pode ser liso ou mesmo receber ranhuras para melhorar sua performance chamadas hélices ou labirintos que podem ser confeccionadas para quando giram a direita (horário), esquerda (anti-horário) e por último bidirecional para aplicações automotivas em cubos de roda e diferenciais. Materiais mais utilizados são as borrachas Nitrílicas (NBR), Nitrílicas Hidrogenadas (HNBR), Poliacrilicas (PA/AEM/ACM), Fluocarbonos /Viton (FKM/FPM), Politetrafluoretileno/Teflon (PTFE) e silicone (VMQ), sendo esta última aplicada com bastante reserva, pois são incompatíveis quimicamente com óleos lubrificantes minerais, gasolina e óleo diesel.

 

Mola do retentor - Este componente juntamente com o lábio principal tem a função de garantir a pressão necessária para a vedação estática e dinâmica do sistema. Devem manter a vedação do eixo tanto parado quando girando. A mola do retentor normalmente é confeccionada em aço mola, mas em ambientes agressivos esta pode ser feita em aço inoxidável.

 

Lábio guarda-pó ou anti-poeira do retentor - O lábio guarda-pó ou anti-poeira deve ser aplicado quando o retentor tem contato com o meio externo e deve proteger o sistema contra a entrada de poeira e líquidos que podem comprometer a capacidade do lubrificante em proteger as partes moveis do sistema. Normalmente o lábio guarda-pó é feito do mesmo material do lábio principal, mas estes podem ser feitos de feltro ou mesmo de PTFE para os casos de motores e unidades compressoras de ar.

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